Atividades para escolas

Pré Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Secundário e Profissional

Exploradores por um dia

Das 09h00 às 13h00 | Páteo de São Miguel e Fórum Eugénio de Almeida

Alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Através de um divertido jogo, os alunos irão transformar-se em verdadeiros exploradores e, numa viagem cheia de desafios, obstáculos e surpresas, poderão descobrir os diferentes espaços e atividades da Fundação Eugénio de Almeida.

Visita ao Enoturismo Cartuxa

10h00 e 14h30

Alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, Ensino Profissional e Secundário

Um convite a testemunhar a riqueza arquitetónica e histórica do edifício onde a Adega Cartuxa foi fundada e saber mais sobre a história vitivinícola da Casa Eugénio de Almeida.

Visita à exploração Agropecuária e Adega Cartuxa - Herdade de Pinheiros

10h00 e 14h30

Alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, Ensino Profissional e Secundário

Visita à principal unidade produtiva da Fundação Eugénio de Almeida, com passagem pelos núcleos de bovinos charoleses e alentejanos e equinos puro-sangue Lusitano. Depois convidamos a conhecer uma das nossas vinhas e a Adega Cartuxa em produção.

Sombra sim, sombra não! - Espetáculo de teatro

10h30 e 14h00 | Fórum Eugénio de Almeida

Alunos do pré-escolar

A nossa sombra foge de nós! A nossa sombra persegue-nos! O que aconteceria se a nossa sombra nos abandonasse?

Dar o ritmo às palavras - microshop de poesia

14h00 e 15h00 | Fórum Eugénio de Almeida

Alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, Ensino Profissional e Secundário

Qual a importância da palavra como forma de intervenção social e valorização cultural? Neste microshop vamos descodificar o rap dentro do movimento hip-hop e dar voz e alcance às tuas ideias!

Cinema de bolso - microshop de cinematografia com telemóvel

14h00 e 15h00 | Fórum Eugénio de Almeida

Alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, Ensino Profissional e Secundário

A partir de um objeto que todos temos sempre à mão - o telemóvel -, desafiamos os participantes a descobrirem algumas técnicas cinematográficas e a transformarem-se em realizadores ou protagonistas das suas histórias.

É preciso ter lata! - oficina de arte urbana

Das 14h00 às 17h00 | Páteo de São Miguel

Alunos do Ensino Secundário

Através do graffitti, expressão de arte urbana, convidamos os nossos visitantes a (ar)riscar e criar um mural que ilustre o trabalho da Fundação Eugénio de Almeida na sua Área Social, expressando ideias como solidariedade, voluntariado, empreendedorismo ou justiça social.

Conta-me uma história...

14h30 | Jardim das Casas Pintadas

Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

Conta-me uma história... é um convite para através da palavra ancestral e mágica do contador de histórias (re)descobrir o imaginário de uma cultura repleta de fábulas, lendas, mitos e narrativas.

Como construir o outro que também sou eu?

16h00 | Fórum Eugénio de Almeida

Alunos do Ensino Secundário

O Serviço Educativo da Fundação Eugénio de Almeida desafiou um artista plástico a trabalhar o tema O Outro com os alunos do 10º ano das Escolas Secundárias de Évora. O resultado deste projeto apresenta-se agora em exposição, conjuntamente com uma performance realizada por alunos do curso de Teatro da Universidade de Évora.

Inscrição prévia através do e-mail servicoeducativo@fea.pt ou do telefone 266 748 300.