Bolsa de Investigação sobre a Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli

A Fundação Eugénio de Almeida atribuiu a Bolsa de Investigação sobre a Cartuxa de Santa Maria Scala Coeli, ao trabalho da Cartuxa de Évora: O Silêncio e a Estabilidade (Séc. XVI – XIX), de João Luís Inglês Fontes, Licenciado em História e com Mestrado em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa.

O trabalho vencedor tem como propósito desenvolver uma investigação em torno dos fatores que contribuíram para a implantação da Ordem dos Cartuxos em Portugal, explicando a sua fundação e o papel das elites sociais na sua manutenção; a conceção da vida eremítica dos Cartuxos na vivência concreta do quotidiano monástico e as principais marcas da sua espiritualidade e das suas práticas devocionais.

A Bolsa de Investigação foi criada para incentivar e distinguir a investigação e o estudo multidisciplinar do que tem sido a Cartuxa de Évora ao longo de 400 anos, promovendo assim um conhecimento mais amplo e aprofundado da Ordem Cartuxa e do Mosteiro enquanto património espiritual, artístico, histórico e cultural único em Portugal.