A carregar...
PT  EN
Facebook Twitter

Grandes nomes da media art mundial em exposição em Évora

Fórum Eugénio de Almeida traz pela primeira vez à Península Ibérica obras da coleção do ZKM | Center for Art and Media Karlsruhe 

 

O Fórum Eugénio de Almeida apresenta, pela primeira vez na Península Ibérica, uma ampla seleção de obras da coleção do conceituado ZKM | Center of Art and Media Karlsruhe, Alemanha, o mais importante centro de arte e tecnologia do mundo.A exposição, denominada de Inter[in]venção, traz a Évora masterpieces de alguns dos artistas de maior relevo da arte contemporânea, como é o caso de Nam June Paik, um dos pioneiros da media art.

 

No dia 29 de novembro, pelas 15h00, realiza-se a conferência Media and Amechania proferida pelo  diretor do ZKM, Peter Weibel.

 

A exposição das obras da coleção do ZKM | Center for Art and Media Karlsruhe, célebre por ser a mais significativa do mundo dentro da sua especialidade, oferece um panorama completo da história da arte e tecnologia desde a década de 1960 até à atualidade.

Inter[in]venção destacará a arte interativa, motivando o público a estabelecer um diálogo participativo com as obras. A exposição traz ao Fórum Eugénio de Almeida algumas das obras mais significativas de um dos pioneiros da media art, Nam June Paik, e reúne 33 peças de 39 artistas de renome internacional, tais como Bruce Nauman, Marina Abramovic, Bill Viola, Christa Sommerer & Laurent Mignonneau, Paul Sermon, Tony Oursler, Peter Weibel, Masaki Fujihata, Valie Export, Pipilotti Rist, Paul Garrin, Robert Wilson, entre outros.

O campo de formatos das obras abarca a videoescultura, videoarte, videoperformance, videoinstalação, instalação audiovisual, instalação interativa e instalação sonora interativa.Em colaboração com a Mediateca do ZKM, oferecerá ainda uma seleção de obras de videoarte dos artistas mais representativos dos últimos cinquenta anos.  

Os focos temáticos centrais recaem sobre os dois conceitos patentes no título da exposição: intervenção e invenção. Destaca-se a associação entre os significados etimológicos dos termos e o tipo de obra exibida: o prefixo "inter" (entre) expressa uma posição de mediação, enquanto "in" exprime um movimento para o interior, uma atuação dentro – [in] – da obra. Invenção é a faculdade de criar e descobrir, mas também o ato de imaginar "virtualidades", característica própria de muitas das obras expostas. Intervenção é um conceito amplamente utilizado no campo da arte contemporânea na aceção de interferência, manipulação e interação entre obra e público. A mostra dá especial ênfase à arte interativa pelo que, através das suas intervenções e invenções, o público deixa de ser um mero observador passivo para tornar-se o grande protagonista desta exposição.

 

Obras presentes em Inter[in]venção

Das diversas obras expostas em Inter[in]venção destacam-se: Bubbles (1998-2000), instalação interativa de Kiyoshi Furukawa e Wolfgang Münch, que convida o público a interagir, em tempo real, com uma simulação de bolas de sabão flutuantes; a instalação interativa Messa di Voce (2003) de Golan Levin e Zachary Lieberman, que alcança, através da integração do público, uma simbiose de som e imagem, de vozes reais e imagens projetadas; a videoinstalação Good Boy Bad Boy (1985) de Bruce Nauman, que assinala o momento em que Nauman começa a trabalhar o tema da sincronicidade; a videoperformance Imponderabilia (1977) de Marina Abramovic e Ulay que confronta o visitante com o seu próprio pudor e com a consciência que tem de si mesmo; a obra Interactive Plant Growing (1992) de Christa Sommerer e Laurent Mignonneau, que cria um diálogo interativo entre o público e as plantas reais e virtuais; ou ainda a instalação interativa de Monika Fleischmann e Wolfgang Strauss, Liquid Views (1992-93/2008), que investiga o potencial artístico da inscrição da imagem do visitante dentro da obra.  

 

Conferência Media and Amechania de Peter Weibel  

Dia 29 de novembro, pelas 15h00, terá lugar no auditório do Fórum Eugénio de Almeida, a conferência Media and Amechania proferida pelo diretor do ZKM, Peter Weibel, teórico, artista e curador de grande prestígio internacional.

Peter Weibel estudou Literatura, Filosofia, Medicina, Lógica e Cinema em Paris e Viena e realizou a sua tese de doutoramento em lógica matemática. Foi professor em várias universidades da Europa e Estados Unidos. É Presidente e CEO do ZKM | Center for Art and Media Karsruhe desde 1999. Entre 1989 e 1997 foi diretor do Instituto para Novos Meios da Städelschule em Frankurt, diretor artístico do festival Ars Electronica, Linz, Áustria e diretor artístico da Neue Galerie am Landesmuseum Joanneum em Graz, Áustria. Entre 1993 e 1999 foi curador do pavilhão da Áustria na Bienal de Veneza e de inúmeras exposições internacionais no panorama da arte e tecnologia. Foi ainda diretor da Bienal de Arte de Sevilha e da Biena de Moscovo. É autor de vários livros, bem como editor de inúmeros catálogos. Em 2007 recebeu o grau de Doutor Honoris Causa pela University of Art and Design de Helsinki, Finlândia.

 

Sobre o Fórum Eugénio de Almeida

O Fórum Eugénio de Almeida é um espaço vocacionado para a promoção de ações artísticas e culturais orientado pelo compromisso social e por práticas sustentáveis que aposta numa programação multidisciplinar, formativa e inclusiva, concretizada através de exposições, com um foco especial na arte contemporânea, assim como na organização de projetos performativos e de programas pedagógicos orientados para a sensibilização e motivação dos diferentes públicos. Foi inaugurado no dia 11 de julho deste ano com o projeto Portas Abertas. O Fórum Eugénio de Almeida compreende 1.200 m2 de área de exposições temporárias e dois espaços especializados: sala Rostrum, destinada às últimas tendências e projetos experimentais, e o espaço Atrium. Dispõe ainda de um auditório, salas multiusos, centro de reuniões e conferências, espaços de lazer (restaurante, cafetaria e wine bar) e loja. A área exterior compreende o Páteo de Honra, o Jardim Norte e o Jardim das Casas Pintadas, cuja galeria inclui um exemplar único em Portugal de pintura mural palaciana da segunda metade do século XVI.

 

Sobre a Fundação Eugénio de Almeida

A Fundação Eugénio de Almeida, Instituição de direito privado e utilidade pública, celebra este ano o seu cinquentenário e o centenário sobre o nascimento do seu fundador, Vasco Maria Eugénio de Almeida. Tem como missão promover o desenvolvimento integrado da região de Évora numa perspetiva de valorização do capital humano e da sustentabilidade, através da criação de oportunidades culturais, educativas e sociais para as pessoas. "Mais pelas pessoas, para mais pessoas", é o lema que assinala este ano comemorativo.

 

www.foruemea.pt

https://www.facebook.com/ForumEugeniodeAlmeida

http://www.fundacaoeugeniodealmeida.pt

 

Sobre o ZKM | Center for Art and Media Karlsruhe

Fundado em 1989, o ZKM | Centro de Arte e Media de Karlsruhe é uma instituição cultural que ocupa, desde 1997, um edifício industrial de relevância histórica (uma antiga fábrica de munições) na cidade de Karlsruhe, na Alemanha. Como instituição cultural, o centro goza de uma posição única no mundo, respondendo ao rápido desenvolvimento das tecnologias da informação e à contínua mutação das estruturas sociais contemporâneas. O trabalho da instituição combina pesquisa e produção, eventos e exposições, coordenação e documentação. Tendo como objetivo o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e a produção de colaborações internacionais, o Centro de Arte e Media tem vastos recursos à sua disposição: o Museum of Contemporary Art, the Media Museum, the Institute for Visual Media, the Institute for Music and Acoustics and the Institute for Media, Education, and Economics.

Sob a direção do Prof. Peter Weibel desde 1999, o Centro de Arte e Media investiga os novos media tanto numa perspetiva teórica como prática, testa o seu potencial com soluções produzidas internamente, apresenta possíveis aplicações modelares e promove o debate sobre as alterações a que a nossa sociedade de informação tem vindo a ser sujeita. Trabalhando em estreita colaboração com a Academia Estadual de Design de Karlsruhe e outros institutos, o Centro de Arte e Media garante a manutenção de um fórum para a ciência, arte, política e finança. O Centro é uma plataforma para a experimentação e o debate, com a missão de participar ativamente na construção do futuro, envolvendo-se no debate permanente sobre o uso responsável e consequente da tecnologia

 

 

 

 

 

 

img3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INTER[IN]VENÇÃO

Lista de obras

 

Marina Abramovic & Ulay

Imponderabilia [Imponderabilidade], 1977

Videodocumentação da performance, p/b, 9’52’’

Coleção ZKM

 

Monika Fleischmann & Wolfgang Strauss

Liquid Views [Visões líquidas], 1992−1993; 2008

Instalação interativa

Coleção ZKM

 

Masaki Fujihata

Beyond Pages [Para além das páginas], 1995

Instalação interativa

Coleção ZKM

 

Kiyoshi Furukawa & Wolfgang Münch

Bubbles [Bolas de sabão], 1998−2000

Instalação interativa

Coleção ZKM

 

Julia Gerlach, Bernd Lintermann & Peter Weibel
SoundARt, 2012
Instalação Sonora (sete estações de áudio em realidade aumentada)
Coleção ZKM

 

Shigeko Kubota

Duchampiana: Nude Descending a Staircase [Duchampiana: nu descendo uma escada], 1991

Videoescultura, monocanal, cor, loop 27’40’’

Coleção ZKM

 

Marc Lee
TV-Bot 2.0, 2010
Instalação com base em sistema em linha

Cortesia do artista

 

Rafael Lozano-Hemmer

Please Empty Your Pockets [Por favor esvazie os bolsos], 2010

Instalação interativa

Coleção ZKM

 

Franziska Megert

Arachne-Vanitas [Aracne-Vanitas], 1991

Videoescultura de seis canais, cor, som, loop 24’24’’

Coleção ZKM

 

 

Bruce Nauman

Good Boy Bad Boy [Bom rapaz, mau rapaz], 1985

Videoinstalação de dois canais, cor, dois canais de som, loop, homem 60’00’’, mulher 52’00’’

Coleção ZKM

 

Tony Oursler

Hello? [Olá?], 1996

Videoinstalação monocanal, cor, som, loop 11’47’’
Coleção ZKM

 

Nam June Paik & Jud Yalkut

Beatles Electronique [Beatles eletrónicos], 1966−1969

Vídeo, cor, som, 3'00''

Coleção ZKM

 

Nam June Paik

Participation TV [TV participativa], 1969; 2008

Instalação interativa

Coleção ZKM

 

Nam June Paik

Canopus, 1989

Videoescultura monocanal, cor

Coleção ZKM

 

Paul Sermon

Telematic Vision [Visão telemática], 1993; 2009

Instalação telemática interativa

Coleção ZKM

 

Christa Sommerer & Laurent Mignonneau

Interactive Plant Growing [O crescimento das plantas interativas], 1992

Instalação interativa

Coleção ZKM

 

Tmema (Golan Levin & Zachary Lieberman)

Messa di Voce [Colocação da voz], 2003

Instalação interativa

Coleção ZKM

 

Bill Viola
The Reflecting Pool [A piscina refletora], 1977–1979
Vídeo, cor, som, 7’20’’
Coleção ZKM

 

Peter Weibel

Beobachtung der Beobachtung: Unbestimmtheit [Observação da observação: incerteza], 1973; 2013

Instalação em circuito fechado

Coleção privada
 

TRANSIÇÕES | TRANSITIONS

Programa de vídeo (loop)

 

Valie Export & Peter Weibel

Tapp- und Tastkino [Cinema para tocar e apalpar], 1968

Videodocumentação da performance

Áustria, p/b, som, 2'33''

Coleção ZKM

 

Peter Campus

Three Transitions [Três transições], 1973

EUA, cor, som, 4'53''

Coleção ZKM

 

Zbigniew Rybczynski

Tango, 1980

Polónia, cor, som, 8'14''

Coleção ZKM

 

Pipilotti Rist

I’m not the girl who misses much [Não sou o tipo de miúda que sente a falta das coisas], 1986

Áustria, cor, som, 5'07''

Coleção ZKM

 

Steina Vasulka

Voice Windows [Janelas de voz], 1986

EUA, cor, som, 8'11''

Coleção ZKM

 

Paul Garrin

Free Society [Sociedade livre], 1988

EUA, cor, som, 3'00''

Coleção ZKM

 

Melhus Bjørn

Das Zauberglas [O espelho mágico], 1991

Alemanha, cor, som, 6'00''

40Jahrevideokunst.de – Primeira parte

 

Tamás Waliczky.

The Garden [O jardim], 1992

Alemanha, Hungria, cor, som, 4'27''

Coleção ZKM

 

Jan Verbeek

On a Wednesday Night in Tokyo [Numa quarta-feira à noite em Tóquio], 2004

Alemanha, Japão, cor, som, 5'35''

40Jahrevideokunst.de – Primeira parte 

 

Programa de vídeo on demand

 

Otto Piene & Aldo Tambellini

Black Gate Cologne [A porta negra de Colónia], 1968

Alemanha, p/b, som, 47'00''

Coleção ZKM

 

Robert Wilson

Video 50 [Vídeo 50], 1978

EUA, França, Alemanha, cor, som, 51'40''

Coleção ZKM

 

Ulrike Rosenbach

Reflexionen über die Geburt der Venus [Reflexões sobre o nascimento da Vénus], 1978

Alemanha, cor, som, 20'34''

Coleção ZKM

 

Robert Cahen

Juste le temps [Apenas o tempo], 1983

França, cor, som, 12'36''

Coleção ZKM

 

Lynn Hershman Leeson

Virtual Voices [Vozes virtuais], 1994

EUA, cor, som, 10'00''

Coleção ZKM