Dia Aberto

A Fundação Eugénio de Almeida promove nos dias 29 e 30 de setembro a 5ª edição do Dia Aberto, iniciativa que dá a conhecer à comunidade o seu vasto projeto institucional e agroindustrial pela voz dos seus principais atores.

Nestes dias conheça as iniciativas que a Fundação Eugénio de Almeida desenvolve diariamente no campo das artes e da cultura, da educação e do património, dos serviços educativos e sociais, da solidariedade e do voluntariado. Conheça também as atividades produtivas que libertam recursos para cumprir a sua missão. Exemplo disso é o seu importante e inovador projeto vitivinícola ou a vasta produção agropecuária.

Uma oportunidade para conhecer o legado empreendedor, humanista e personalista do seu instituidor, Vasco Maria Eugénio de Almeida.

Esta iniciativa enquadra-se nas comemorações do Dia Europeu das Fundações e Doadores, realização que visa dar a conhecer o impacto social das fundações em benefício dos cidadãos e das comunidades.

A Fundação convida por isso toda a comunidade a melhor conhecer o sentido da sua missão: fazer mais pelas pessoas, para mais pessoas.

Convidamos ainda todos os visitantes a participar num desafio fotográfico e a partilhar a sua visão dos diferentes espaços da Fundação Eugénio de Almeida.

Participe e partilhe os seus registos nas redes sociais, identificando as suas imagens com #diaaberto2017

Correr pela história da família Eugénio de Almeida

21h00 | Páteo de São Miguel

Sabia que a designação do Hospital do Patrocínio constituiu uma homenagem de Vasco Maria Eugénio de Almeida à sua avó, Maria do Patrocínio Barros Lima? E que o Palácio Farrobo (atual Tribunal de Évora), foi uma das residências da família em Évora? Junte-se a nós nesta corrida e descubra, passo a passo, os pontos da cidade ligados à história da família Eugénio de Almeida.

DIAS 29 E 30 DE SETEMBRO PÚBLICO EM GERAL

VISITAS LIVRES AO PATRIMÓNIO

10h30 - 23h00 | Páteo de São Miguel (Paço de São Miguel, Arquivo e Biblioteca Eugénio de Almeida, Ermida de São Miguel e Coleção de Carruagens)

10h30 - 23h00 | Fórum Eugénio de Almeida e Jardim das Casas Pintadas

10h30 | 16h00 | Torre do Sertório no Páteo de São Miguel (disponível apenas no dia 30 de setembro)

DIA 29 DE SETEMBRO ATIVIDADES PARA ESCOLAS (1)

Exploradores por um dia

Das 09h00 às 13h00 | Páteo de São Miguel e Fórum Eugénio de Almeida

Alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico

Através de um divertido jogo, os alunos irão transformar-se em verdadeiros exploradores e, numa viagem cheia de desafios, obstáculos e surpresas, poderão descobrir os diferentes espaços e atividades da Fundação Eugénio de Almeida.

Visita ao Enoturismo Cartuxa

10h00 e 14h30

Visita à exploração Agropecuária e Adega Cartuxa - Herdade de Pinheiros

10h00 e 14h30

Alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, Ensino Profissional e Secundário

Visita à principal unidade produtiva da Fundação Eugénio de Almeida, com passagem pelos núcleos de bovinos charoleses e alentejanos e equinos puro-sangue Lusitano. Depois convidamos a conhecer uma das nossas vinhas e a Adega Cartuxa em produção.

Sombra sim, sombra não! - Espetáculo de teatro

10h30 e 14h00 | Auditório Fórum Eugénio de Almeida

Alunos do pré-escolar

A nossa sombra foge de nós! A nossa sombra persegue-nos! O que aconteceria se a nossa sombra nos abandonasse?

Dar o ritmo às palavras - microshop de poesia

14h00 e 15h00 | Fórum Eugénio de Almeida

Alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, Ensino Profissional e Secundário

Qual a importância da palavra como forma de intervenção social e valorização cultural? Neste microshop vamos descodificar o rap dentro do movimento hip-hop e dar voz e alcance às tuas ideias!

Cinema de bolso - microshop de cinematografia com telemóvel

14h00 e 15h00 | Fórum Eugénio de Almeida

Alunos do 3º ciclo do Ensino Básico, Ensino Profissional e Secundário

A partir de um objeto que todos temos sempre à mão - o telemóvel -, desafiamos os participantes a descobrirem algumas técnicas cinematográficas e a transformarem-se em realizadores ou protagonistas das suas histórias.

É preciso ter lata! - oficina de arte urbana

Das 14h00 às 17h00 | Páteo de São Miguel

Alunos do Ensino Secundário

Através do graffitti, expressão de arte urbana, convidamos os nossos visitantes a (ar)riscar e criar um mural que ilustre o trabalho da Fundação Eugénio de Almeida na sua Área Social, expressando ideias como solidariedade, voluntariado, empreendedorismo ou justiça social.

Conta-me uma história...

14h30 | Jardim das Casas Pintadas

Alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

Conta-me uma história... é um convite para através da palavra ancestral e mágica do contador de histórias (re)descobrir o imaginário de uma cultura repleta de fábulas, lendas, mitos e narrativas.

Como construir o outro que também sou eu?

16h00 | Fórum Eugénio de Almeida

Alunos do Ensino Secundário

O Serviço Educativo da Fundação Eugénio de Almeida desafiou um artista plástico a trabalhar o tema O Outro com os alunos do 10º ano das Escolas Secundárias de Évora. O resultado deste projeto apresenta-se agora em exposição, conjuntamente com uma performance realizada por alunos do curso de Teatro da Universidade de Évora.

DIA 29 DE SETEMBRO PÚBLICO EM GERAL (2)

Concerto sunset EAlive - Os Poetas, um projeto de Rodrigo Leão e Gabriel Gomes

19h00 | Cafetaria do Páteo de São Miguel | Duração: 1h00

Ao final da tarde, com vista privilegiada e uma serenidade única, nada melhor do que deixar-se encantar pela música. Com Rodrigo Leão nas teclas, Gabriel Gomes no acordeão e com  leitura de poemas pelo ator Miguel Borges.

Conta-me uma história... (ESGOTADO)

21h30 | Jardim das Casas Pintadas | Duração: 1h00

Observações noturnas

Das 21h30 às 23h30 | Páteo de São Miguel | Atividade para famílias

Faz-se a observação da Lua ao telescópio e em particular procura-se a distinção entre vales e crateras e zonas escuras e claras, resultantes da história da formação do nosso satélite natural. Procuraremos observar também estrelas duplas e enxames de estrelas.

Exposição Say Cheese, no Páteo de São Miguel: imagem e memória da cidade

23h00 | Paço de São Miguel | Duração: 1h00

Nos séculos XIX e XX, a descoberta da fotografia permitiu documentar em imagens a cidade e as suas

vivências sociais. A visita ao Paço de São Miguel através do “olhar” da Exposição Say Cheese, é uma oportunidade para partilhar estas memórias construídas pelo lento passar do tempo.

Dengue Wengue DJ + VJ

Das 23h00 às 02h00 | Fórum Eugénio de Almeida

Para consumir as energias finais do verão, os míticos Dengue Wengue desafiam o pé de qualquer um a mexer ao som de ritmos ancestrais e de misturas musicais surpreendentes!

DIA 30 DE SETEMBRO PÚBLICO EM GERAL (2)

VISITAS GUIADAS E SESSÕES TEMÁTICAS

Visita ao Enoturismo Cartuxa (3)

10h00 e 15h30 | Duração: 1h30

Um convite a testemunhar a riqueza arquitetónica e histórica do edifício onde a Adega Cartuxa foi fundada e saber mais sobre a história vitivinícola da Casa Eugénio de Almeida. A terminar, desafiamo-lo a uma prova de vinhos e azeites.

Visita à exploração Agropecuária e Adega Cartuxa - Herdade de Pinheiros

10h00 (ESGOTADO) e 15h30 (ESGOTADO) | Duração: 1h30

Sombra sim, sombra não! - Espetáculo de teatro

11h00 | Auditório Fórum Eugénio de Almeida | Atividade para famílias | Duração: 45m

abandonasse?

Vamos manter o nosso próprio meio-dia

12h00 | Fórum Eugénio de Almeida | Duração: 1h00

A obra Vamos manter o nosso próprio meio-dia, do artista David Horvitz, exposta no Fórum Eugénio de Almeida, é o mote para uma conversa em torno das questões da história, da arte e da comunidade

A pintura a fresco das Casas Pintadas e do Paço de São Miguel: o segredo da “eterna juventude”  (ESGOTADO)

14h00 | Jardim das Casas Pintadas e Paço de São Miguel | Duração: 1h30

Esta visita é um convite para ficar a saber os “segredos” da pintura a fresco, como se conserva e como se explica que quase quinhentos anos depois tenha desafiado o tempo e chegado até aos nossos dias!

Viagem ao passado: história e vestígios do antigo Tribunal da Inquisição (ESGOTADO)

15h30 | Fórum Eugénio de Almeida | Duração: 1h00

O atual edifício do Fórum Eugénio de Almeida foi construído no século XVII para acolher o Tribunal da Inquisição de Évora. Vamos percorrer os recantos deste emblemático edifício e fazer uma viagem pela história do espaço.

Voluntário por um dia: mãos que sabem fazer!

Das 14h30 às 16h30 | Páteo de São Miguel | Atividade para jovens e idosos

No âmbito do seu Programa de Voluntariado a Fundação Eugénio de Almeida convida os mais jovens a participar e a pôr a mão na massa! Desafiámos alguns idosos a criarem “miminhos” para recém-nascidos e agora vamos precisar de ajuda para construir kits e fazê-los chegar às instituições da cidade. Queres ser voluntário por um dia?

Como construir o outro que também sou eu?

17h30 | Fórum Eugénio de Almeida | Duração: 30m

Luz! Câmara! Ação... e bandas sonoras (ESGOTADO)

18h30 | Páteo de São Miguel | Duração: 1h00

Para lá da excelência dos atores e atrizes, da originalidade dos guiões ou da mestria dos realizadores, a música é outro dos elementos que marcou as grandes obras do cinema. O Paço de São Miguel é o cenário onde convidamos a recordar algumas bandas sonoras que ficaram para a história da 7ª Arte.

Florbela - Sessão de cinema ao ar livre

21h30 | Fórum Eugénio de Almeida | Duração: 1h30

Florbela, de Vicente Alves do Ó, é o retrato íntimo de Florbela Espanca: não de toda a sua vida cheia de sofrimento, mas de um momento no tempo, em busca de inspiração, uma mulher que viveu de forma intensa e não conseguiu amar docemente. Apresentação do filme pela produtora e pela atriz principal, Dalila do Carmo

Há baile no Fórum

Das 23h30 às 01h30 | Fórum Eugénio de Almeida

Baile mandado de danças tradicionais europeias onde o corpo é convidado a dançar vários ritmos, passando de roda em roda e de par em par.

ANIMAÇÃO DOS ESPAÇOS EXTERIORES

Brincar ao antigamente | Páteo de São Miguel | Das 10h00 às 18h00

Ainda se lembra como era o jogo da malha? E sente-se preparado para uma corrida de sacos? Durante este dia, traga a família e venha relembrar os jogos tradicionais e as brincadeiras de outros tempos!

A fabulosa máquina de fazer parar o tempo! | Páteo de São Miguel | Das 14h00 às 18h00

Sessões de demonstração do funcionamento de uma câmara fotográfica artesanal à la minute, com a realização de um número limitado de retratos livres, entregues na hora.

Há música no Páteo | Páteo de São Miguel | Das 16h00 às 18h00

No Páteo de São Miguel, espaço emblemático da Fundação, abre-se um palco para a cidade, com a participação musical de grupos de associações que ao longo do ano contribuem através da sua ação dedicada para a dinamização artística, cultural e social de Évora, também com o apoio da Fundação Eugénio de Almeida.

Aula de hip-hop | Fórum Eugénio de Almeida | 10h00

O pátio do Fórum vai transformar-se numa aula ao ar livre! Esta é uma oportunidade para viver o património de Évora no coração do centro histórico.

Má cara | Fórum Eugénio de Almeida | Das 16h00 às 19h00

Má Cara é um ateliê ambulante de retratos, no qual uma artista desenha em 15 min. quem se senta à sua frente.

(1) Inscrição prévia através do e-mail servicoeducativo@fea.pt ou do telefone 266 748 300.

(2) Inscrição prévia, até dia 26 de setembro, através do fomulário ou do telefone 266 748 300.

(3) Inscrição prévia através do e-mail enoturismo.cartuxa@fea.pt ou do telefone 266 748 383.