Visitas guiadas e sessões temáticas

Arte, património, história, cultura ou social

DIA 29 DE SETEMBRO

Conta-me uma história... (ESGOTADO)

21h30 | Jardim das Casas Pintadas | Duração: 1h00

Conta-me uma história... é um convite para através da palavra ancestral e mágica do contador de histórias (re)descobrir o imaginário de uma cultura repleta de fábulas, lendas, mitos e narrativas.

Exposição Say Cheese, no Páteo de São Miguel: imagem e memória da cidade

23h00 | Paço de São Miguel | Duração: 1h00

Nos séculos XIX e XX, a descoberta da fotografia permitiu documentar em imagens a cidade e as suas

vivências sociais. A visita ao Paço de São Miguel através do “olhar” da Exposição Say Cheese, é uma oportunidade para partilhar estas memórias construídas pelo lento passar do tempo.

DIA 30 DE SETEMBRO

Vamos manter o nosso próprio meio-dia

12h00 | Fórum Eugénio de Almeida | Duração: 1h00

A obra Vamos manter o nosso próprio meio-dia, do artista David Horvitz, exposta no Fórum Eugénio de Almeida, é o mote para uma conversa em torno das questões da história, da arte e da comunidade.

Increva-se aqui

A pintura a fresco das Casas Pintadas e do Paço de São Miguel: o segredo da “eterna juventude”  (ESGOTADO)

14h00 | Jardim das Casas Pintadas e Paço de São Miguel | Duração: 1h30

Esta visita é um convite para ficar a saber os “segredos” da pintura a fresco, como se conserva e como se explica que quase quinhentos anos depois tenha desafiado o tempo e chegado até aos nossos dias!

Increva-se aqui

Viagem ao passado: história e vestígios do antigo Tribunal da Inquisição (ESGOTADO)

15h30 | Fórum Eugénio de Almeida | Duração: 1h00

O atual edifício do Fórum Eugénio de Almeida foi construído no século XVII para acolher o Tribunal da Inquisição de Évora. Vamos percorrer os recantos deste emblemático edifício e fazer uma viagem pela história do espaço.

Increva-se aqui

Voluntário por um dia: mãos que sabem fazer!

Das 14h30 às 16h30 | Páteo de São Miguel | Atividade para jovens e idosos (entrada livre)

No âmbito do seu Programa de Voluntariado a Fundação Eugénio de Almeida convida os mais jovens a participar e a pôr a mão na massa! Desafiámos alguns idosos a criarem “miminhos” para recém-nascidos e agora vamos precisar de ajuda para construir kits e fazê-los chegar às instituições da cidade. Queres ser voluntário por um dia?

Como construir o outro que também sou eu?

17h30 | Fórum Eugénio de Almeida | Duração: 30m (entrada livre)

O Serviço Educativo da Fundação Eugénio de Almeida desafiou um artista plástico a trabalhar o tema O Outro com os alunos do 10º ano das Escolas Secundárias de Évora. O resultado deste projeto apresenta-se agora em exposição, conjuntamente com uma performance realizada por alunos do curso de Teatro da Universidade de Évora.

Luz! Câmara! Ação... e bandas sonoras (ESGOTADO)

18h30 | Páteo de São Miguel | Duração: 1h00

Para lá da excelência dos atores e atrizes, da originalidade dos guiões ou da mestria dos realizadores, a música é outro dos elementos que marcou as grandes obras do cinema. O Paço de São Miguel é o cenário onde convidamos a recordar algumas bandas sonoras que ficaram para a história da 7ª Arte.